Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais (...) os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento.

(Charles Darwin - O Homem Decente)

Veja as razões do blog aqui.



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Razões do blog

Todos os seres humanos passam por seus "dias de cão", usando essa expressão para aqueles dias mais difíceis da vida, mas não são raras as vezes em que ouvimos a piada "bem que eu gostaria de ter um dia do MEU cão".

Sim, caro leitor, se você chegou a este blog é porque, provavelmente, gosta e se preocupa com animais e eu não duvido o quão zeloso o é com seu bichinho de estimação.

Entretanto, a proposta do blog não é servir de "momento fofinho" a quem o lê, mas conscientizar a humanidade que aqui pousa o olhar crítico e atencioso aos flagelos dos animais, suas necessidades, suas dificuldades na busca de sua sobrevivência, a humilhação com que são tratados animais de rua e até a vida daqueles animais dos quais as pessoas nem costumam se lembrar (aqueles que muitas vezes te servem de alimento, vestimenta ou adorno).

As histórias são muitas, com desfechos diversos.

Jud, o cão, está aqui para falar, principalmente, mas não somente, de LEGISLAÇÃO. Sim, Jud, como todos nós, se alegra em ver a justiça preocupada com a causa animal, ainda que essa preocupação seja pequena, quase imperceptível, cheia de falhas e ainda necessite avançar duzentos anos...

Em suas aulas de Direito, Jud ouviu falar de um carinha chamado Rousseau, que dizia que o poder emana do povo e viu ainda, em nossa Constituição Federal, a mesma expressão, no artigo 1°, parágrafo único: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição".

Foi aí que Jud ficou, literalmente, com a pulga atrás da orelha. Ora, se o poder realmente emana do povo, o que fazemos nós aqui, inertes?

Vamos nos unir, instruir e lutar pela causa animal dentro da legalidade, porque a Justiça está aí, aqui, ou onde quer que seja provocada...



Sem instrução, as melhores leis tornam-se inúteis.
Vincenzo Cuoco


Nenhum comentário:

Postar um comentário